Chimamanda Ngozi, uma escritora que você deveria conhecer

Se você é fã da Beyoncé, ou escutou a música Flawless, provavelmente já deve saber de quem eu estou falando. Entretanto, se você não escuta Beyoncé chegou a hora de você conhecer uma das melhores escritoras que já tive contato na minha vida. Chimamanda Ngozi Adichie é uma escritora nigeriana, da etnia igbo, que tem atraído a atenção de muitas mulheres com a sua escrita leve, porém densa e envolvente. Seus livros fizeram com que os leitores se voltassem mais para a literatura africana, que no meu caso, foi a melhor coisa que eu pude ter feito.

E por que eu resolvi fazer esse texto? Só por que ela é uma boa escritora? Existem diversas escritoras maravilhosas nesse mundo, e eu poderia escolher qualquer uma delas para falar. Mas Chimamanda tem algo de diferente, ela envolve, desperta, é incrivelmente linda e seu empoderamento me fez mudar de ideia sobre mim mesma. Sua visão sobre as posições das mulheres na sociedade, principalmente em relação a sociedade africana, sua capacidade de entender de onde os problemas vem e para onde eles vão. Sua visão de mundo. A sutileza com que ela trata assuntos tão polêmico, e a forma com que ela insere isso nos seus livros fazem com que eu a ame.

Quinta filha de seis irmãos, Adichie estudou medicina e farmácia por um ano e meio na Nigéria, largando o curso aos 19 anos e se mudando para os Estados Unidos, para estudar comunicação e ciências políticas, tendo passado por universidades como Drexel, Johns Hopkins, Yale e Princeton.

Premiadíssima pelas suas obras, Adichie coleciona 5 livros em seu currículo, entretanto, eu consegui encontrar apenas 4 disponíveis para compra no Brasil. Seu livro “Meio Sol Amarelo”, além de receber ótimas críticas, acabou sendo transformado em filme, que foi batizado com o nome original da obra. “Americanah” também irá para as telonas, tendo Lupita Nyong’o e David Oyelowo como atores principais. Prometo fazer uma resenha de cada livro dela, assim que eu estiver com paciência e tempo para passar minhas anotações para o computador.

Além de escrever muito bem, seus discursos afetam diversas pessoas. Com uma fala mansa e com alguns pontos de riso, Aidiche consegue envolver qualquer pessoa em suas teorias e histórias. Seu discurso para o TED, “Sejamos todas feministas”, acabou se transformando em um livro, que você pode adquirir gratuitamente online pela Saraiva. Não consigo selecionar uma parte para mostrar para vocês, o discurso é incrível e inspirador. Ele constrói ao desconstruir, ensina ao desensinar. Deixei o vídeo completo, com legenda em espanhol, para que vocês possam ganhar 30 minutos de suas vidas.

Se tudo isso não conseguiu te impressionar ainda, o discurso “O perigo da história unica”, outra vez para o TED, vai fazer você mudar de ideia. Falando sobre a importância de não acreditar em apenas uma história, e desconstruirmos nossas construções sociais sobre as pessoas, Adichie  coloca que:

” Claro, África é um continente repleto de catástrofes. Há as enormes, como as terríveis violações no Congo. E há as depressivas, como o fato de 5.000 pessoas candidatarem-se a uma vaga de emprego na Nigéria. Mas há outras histórias que não são sobre catástrofes. E é muito importante, é igualmente importante, falar sobre elas.” 

O discurso completo, legendado em português, está aqui:

Mas se nem a história dela, nem os livros, nem seus discursos, e sua amizade com a Beyoncé não despertaram a sua curiosidade, então não a nada que eu possa fazer.

8 comentários sobre “Chimamanda Ngozi, uma escritora que você deveria conhecer

  1. Yasmine disse:

    Olá, eu estou tentando achar o filme do livro Meio Sol Amarelo, e não consigo encontrar. Nem na internet e nem em locadoras. Você sabe se já foi lançado no Brasil?
    Desde já agradeço!

    Curtir

  2. Juliana Rocha disse:

    Eu li o discurso dela que virou livro “sejamos todas feministas” e foi uma das melhores leituras que fiz na vida. O jeito simples, direto, dela falar sobre temas complexos e como foi deliciosa a leitura para mim que sou disléxica
    Precisava de mais! Obrigada ❤

    Curtir

Deixe um comentário